Skip to content

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Campanha ressalta a importância do autoexame, mamografia e hábitos saudáveis para reduzir os riscos da doença

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, simbolizado pela fita rosa, busca informar sobre os fatores de risco, incentivar a realização de mamografias, promover o autocuidado e práticas saudáveis para a saúde da mulher.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Entre os principais fatores de risco estão a idade, histórico familiar, predisposição genética, menstruação precoce, menopausa tardia e tratamentos que envolvem radiação no tórax.

Prevenção e hábitos saudáveis

A prevenção envolve a adoção de hábitos como alimentação balanceada, controle do peso, atividade física regular, além de evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. “A educação sobre saúde mamária e a adoção de um estilo de vida saudável ajudam a reduzir o risco da doença”, reforçou Wagner Fujarra, supervisor clínico do CECAN. “Mulheres bem informadas podem tomar decisões proativas para o cuidado e a prevenção”, acrescentou.

Diagnóstico precoce e autocuidado

O autoexame é uma ferramenta importante, mas não substitui a mamografia e o acompanhamento médico. O exame visual e tátil das mamas permite que a mulher identifique possíveis alterações, como nódulos, mudanças de forma, tamanho ou cor, e sintomas como dor ou secreção no mamilo.

“O CECAN está aqui para apoiar esta mulher neste momento delicado, oferecendo acolhimento e suporte em todas as etapas da jornada contra o câncer de mama”, completou Wagner Fujarra.

Sobre o CECAN

Localizada em Mogi das Cruzes (SP), a unidade atua diretamente no auxílio às questões físicas, como a redução da sensação dolorosa, fatores sociais e emocionais. São atendimentos especializados em proporcionar o acolhimento e humanização frente as técnicas que são complementares aos tratamentos medicinais.

Imagem: Freepik

Compartilhar: