Skip to content

Casos de deficiência visual podem ser evitados; saiba como

Clínica Censo promove consultas para atender população local

Segundo o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há cerca de 35 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência visual. A Organização Mundial da Saúde alerta que 80% de casos como esse somados aos de cegueira poderiam ser evitados.

Pensando justamente na prevenção de deficiências visuais na comunidade local de Parauapebas (PA), a Clínica Censo, referência em saúde ocupacional na região Norte, oferece uma grade com profissionais de oftalmologia. Em função do verão amazônico, ao longo do mês de julho a especialidade terá 10% de desconto nas consultas.

Maurício Campos, oftalmologista da Clínica Censo, reforça a importância da ação feita pela unidade de saúde. Para ele, prevenir é sempre a melhor opção. O especialista indica a realização de consultas preventivas regularmente.

“Os olhos sofrem uma exposição diária à diversos fatores ambientais: poeira, partículas estranhas e raios ultravioleta são alguns dos exemplos. Por isso, é importante estar atento a prevenção, proteção e cuidado dos olhos”, explica Maurício.

O oftalmologista indica que mesmo sem apresentar nenhum sintoma, é preciso manter cuidados rotineiros, como evitar coçar a região dos olhos, manter a área limpa, não usar colírios sem prescrição médica e dormir pelo menos oito horas por dia.

Quatro dicas de cuidado com os olhos

1. Faça consultas rotineiras com seu oftalmologista. O especialista consegue identificar qualquer problema de forma precoce, além de poder atualizar o grau dos óculos, verificar a pressão ocular e avaliar a retina se necessário;

2. Reduza o tempo de tela. A luz ultravioleta emitida pelos aparelhos eletrônicas pode prejudicar a saúde ocular, por isso, sempre faça intervalos de cinco a dez minutos a cada hora trabalhada, e reserve um tempo de descanso sem telas;

3. Utilize óculos de sol com bloqueio de raios ultravioleta. Assim como a pele, os olhos também são sensíveis à radiação solar. Por isso, sempre que houver exposição ao sol é importante manter o uso de óculos como proteção;

4. Retire a maquiagem. Além de fazer mal à saúde da pele, o excesso de maquiagem na pálpebra também pode prejudicar os olhos ao entrar em contato com a área interna, prejudicando a visão e oxigenação dos olhos.

Fundada em 1990, a Censo é referência em saúde ocupacional na região Norte do país, sendo a única clínica do Brasil com certificação ONA, que segue diretrizes internacionais. Para mais informações: (94) 99255-5249.

Compartilhar: