Entenda o porquê e quais são os cuidados necessários
Manter o coração saudável é uma das formas iniciais de prevenção contra doenças cardiovasculares. Consideradas as maiores causadoras de morte no país, elas já totalizam 400 mil óbitos segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Mas para além da construção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a prática de exercício físico, cuidar da saúde mental também é uma ação preventiva ao AVC e ataques cardíacos, principais doenças cardiovasculares no país.
Neste Setembro Vermelho, a campanha chama atenção para medidas que evitem as doenças do coração. Para Darcy Neto, cardiologista do Hospital Unimed Três Vales, localizado em Teófilo Otoni (MG), o estresse pode ser um fator que prejudica os vasos sanguíneos.
“O estresse recorrente, pode causar lesões crônicas aos vasos sanguíneos, abrindo espaço para problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral”, explica o especialista.
Segundo estudo publicado no periódico científico da Associação Americana do Coração, quadros habituais de raiva comprometem a capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos, causando lesões que geram efeitos irreversíveis no sistema circulatório e aumentam o risco de doenças cardíacas.
Cuidados necessários
Apesar da raiva ser caracterizada como uma emoção protetiva, é importante entender a causa recorrente desse sentimento e saber como gerenciá-lo para evitar prejuízos à saúde.
Por isso, é importante buscar ajuda especializada e métodos que aliviem a mente, como:
• Prática de terapia cognitiva comportamental (TCC);
• Prática de atividades físicas, como yoga;
• Técnicas de respiração profunda.